Irreverência é a palavra chave para começar a falar da marca Cavalera. Criada pelo músico Igor Cavalera e pelo Deputado Estadual Alberto Hair, mais conhecido como “Turco-Loco” (apelido que vem de quando Alberto mostrava em um canal de TV os preços dos produtos de sua loja, que eram relativamente baixos, e o apresentador dizia: “o turco está louco”), é conhecida pela sua criatividade e ousadia ao satirizar o mundo das grifes.
No início, a satirização era uma maneira de protesto contra o monopólio das marcas de maior porte, que acabavam com a concorrência das menores. Mas a aceitação do público foi tão grande, que o fato acabou virando marca registrada da Cavalera. E o consumo passou a ocorrer também por todo o simbolismo que a grife ativava na memória do consumidor. Algumas das marcas às quais a Cavalera se remete em suas coleções são Adidas, Lacoste, Chiclets, Coca-Cola, Barbie, McDonalds, além dos personagens de desenhos animados.
A Cavalera que usa todo o seu humor se tornou ícone de toda uma geração sendo a tradutora do mundo pop e dos esportes radicais no Brasil. Agora a marca completa dez anos, e junto com a comemoração a Cavalera com parceria com a Vicunha, lança o “Jeans d´ouro”. Dando todo o glamour não apenas para as camisetas da marca, mas agora também para o jeans, sendo que na coleção de outono / inverno de 2005 a inspiração foi “Luxo para todos”. Satirizando a época imperial do Brasil, alguns botões das calças são feitos de rubis. A moda criada para essa comemoração de dez anos, confirmou ainda mais que a marca é irreverente e ousada, e que o seu único compromisso mesmo é com a criatividade.
Apesar coleção de inverno 2005 ser inspirada no passado do Brasil, a marca não perdeu seus laços com a cultura pop atual. Depois de ter criado uma calça da Gang especialmente para a funkeira Tati Quebra-Barraco, que inaugurou a loja da marca no Shopping Morumbi, a Cavalera usa dessa vez as dançarinas Carla Perez e Rita Cadillac e da socialite Vera Loyola, que ganham seus retratos estampados nas camisetas e broches da marca.
Algumas curiosidades da marca são seus materiais de divulgação, já que não usa mais catálogos, pois acredita que isso ajuda a diminuir a falsificação (especialmente dos símbolos já consagrados da marca, como é o caso da Fênix). A divulgação ocorre
somente através de revistas e do website da marca. A outra curiosidad, vem da associação à marca V.ROM, que surgiu da explosão da música eletrônica de São Paulo. Essa grife divide o mesmo espaço nas lojas da Cavalera e é destinada aos homens que buscam certo diferencial fashion ao se vestir.
Ao longo desses dez anos de história a Cavalera teve importantes nomes como seus parceiros, entre eles Fernando Sommer, André Lima e Thaís Losso. Hoje a equipe de estilo é formada por jovens estilistas como Catarina Gushiken, Emilene Galende, Fábia Bersek, Fabiano Grassi, J. Pig e Marco Amuse. Todo o trabalho de criatividade dos estilistas da marca está nas atitudes de irreverência e liberdade: uma sátira do mundo pop para seus consumidores, que buscam cada vez mais por essa inovação e dão à marca sua “cara jovem”.
sábado, 10 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário